sábado, 12 de janeiro de 2013

Doido Comenta - Wreck-it Ralph - Com spoilers

Não vou falar aqui novamente que o filme da Disney Animation Studios é uma grande homenagem aos games dos anos 80, por que você já deve ter lido isso em todos os sites até agora.
Mas, é!

Prefiro dizer que Detona Ralph (Wreck-it Ralph) é uma das melhores animações do ano de 2012, superando algumas como Era do Gelo 4 e Madasgascar 3 (que foram só um pouco de mais do mesmo).
Se quiser saber do filme, o que esperar e não ligar para spoilers, vá em frente.


Pra começar, Ralph não é um vilão, é uma vítima. Ele estava sossegado no seu tronco, quando um trator passou e o levou para um lixão. No lugar de sua casinha, construíram um prédio.
Revoltado com isso, ele resolve reivindicar seus direitos de propriedade quebrando tudo. Tá ok. Esse é o ponto de vista dele.

No jogo Fix it Felix Jr., Ralph (voz de John C. Reilly e no Brasil de Tiago Abravanel) quebra o prédio e Felix it Jr (voz de Jack McBrayer e no Brasil de Rafael Cortez) conserta com o martelo mágico que ganhou de seu pai.
E esta é a rotina de Ralph nos últimos 30 anos, um quebra, outro conserta, um deles ganha a medalha, o outro é jogado na lama do alto do prédio. Ralph comenta que está cansado desta vida, que ele queria uma vez ser o mocinho e ganhar a medalha.
Na reunião dos Vilões Anônimos (um jogo de cada vez), personagens como Bowser do Super Mario,Dr. Eggman de Sonic, Kano e Smoke de Mortal Kombat, Zangief e Bison de Street Fighter compartilham suas experiências de ser vilão. A reunião é organizada pelo fantasminha laranja de Pac-Man.

Essa é a idéia do filme, um vilão que quer mudar de vida e se tornar um herói. Mas, como vencer a programação? E se você saiu de seu jogo o que acontece com ele?

Ele vai para num jogo de tiro em primeira pessoa, “Missão de Herói”, e transforma tudo por lá em uma tremenda bagunça. Acidentalmente ele leva um insetrônico, inimigo do jogo de tiro, para o joguinho de kart “Sugar Rush”, e isso pode colocar em risco todos os jogos.
Em Sugar Rush ele conhece uma das personagens mais legais que vi nos últimos tempos, Vanellope Von Schweetz (voz de Sarah Silverman e em português dublada pela Marimoon),  um tilt dentro do jogo que quer de qualquer forma correr e ser um personagem selecionável do jogo.

Sarcástica, esperta e muito bonitinha, ela pega a medalha de Ralph e usa para poder se inscrever na corrida, mas, o Rei Doce não quer permitir que ela corra. O porque? Bom, aí eu já estragaria todo o filme.
Mas, Vanellope e Ralph estão numa situação parecida, ninguém gosta deles e eles querem mudar de vida. Mas, para Vanellope é ainda pior, ela não pode sair de seu jogo mesmo que queira.

A historia de Detona Ralph é um típico filme Disney. Fala de amizade, lutar pelos seus sonhos e fazer a escolha certa, misturada com uma série de referencias que vão desde os jogos mais modernos como Halo, Call of Duty até o Pong do Atari.

Algumas destas só farão sentidos para os mais velhos, mas isso ainda torna Detona Ralph um ótimo filme para as crianças.

A maior falha da Disney foi ter usado os grandes nomes dos games em seus posters para chamar a atenção dos gamers, quando na verdade estes personagens aparecem muito pouco no filme. A aparição de Sonic se resume a uma fala e uma piadinha do tipo “piscou, perdeu!”. Zangief e M. Bison também. Então se você quer ir ver o filme por estes personagens pode acabar decepcionado.

No fim, Detona Ralph apesar de ser um filme infantil, a historia é bem legal e pode até conseguir umas lagrimas de alguns espectadores. Só não irá agradar aqueles que estão esperando ver os personagens de games ocupando todo o filme, isso não vai acontecer. Se você está indo pelos games famosos, o máximo que pode fazer é ficar caçando e tentar achar todas as referencias e personagens. Algumas coisas você só irá ver depois de assistir duas ou três vezes.

O filme é bom, vale a pena seu ingresso e o 3D não te oferece nenhuma vantagem sobre o formato tradicional, é apenas mais um chamariz para ganhar dinheiro.


3 comentários:

  1. Mesmo sendo um filme infantil, só os mais velhinhos que vão entender algumas piadas :D

    ResponderExcluir
  2. Não posso comparar com as outras animações de 2012, pois não assisti praticamente nenhuma, mas uma coisa é certa: Detona Ralph é o melhor filme que assisti entre 2012 e 2013! Vale mesmo a pena!

    ResponderExcluir
  3. Poderia ter ganho o Oscar. Ou o Frankenweenie. Até o Hotel Transilvania que não foi indicado merecia, mas Valente. Essa premiação foi of war.

    ResponderExcluir