terça-feira, 19 de junho de 2012

Harry Potter é o Anti-cristo?



Pelo menos em Liga Extraordinária (League of Extraordinary Gentlemen) de Allan Moore e Kevin O'Neill sim.





O último volume da saga 2009, o capítulo final da trilogia A Liga Extraordinária Século: 2009 lançada nos EUA e Reino Unido, o bruxo adolescente de J.K Rowling é mencionado de forma indireta como o anti-cristo.

Em nenhum momento o nome de Harry Potter é citado, mas na saga um bruxo de varinha que foi treinado pelo bruxo Riddle é a encarnação do mal, veio de uma escola que só é acessível por um trem que sai de uma estação escondida em King Cross Londres, mas ao contrario de Hogwarts é terrível, com alunos sofrendo e implorando por suas vidas.

A revisora Laura Sneddon, de blogs como Comicbookgrrrl e que já possui um exemplar da edição em mãos disse ao Independent (jornal britanico) o seguinte:

“O autor sempre fez questão de salientar que as HQ´s  da Liga são uma sátira e que ele tem respeito por todos os personagens que ele usa e indica, esperando que as pessoas vão olhar para além de Harry Potter e apreciar a conexão como um todo ".

“Não se enganem, o astuto Moore não esta de modo fazendo uma declaração que o personagem foi retratado por ele como ‘o pior cara em sua série até hoje’, ao contrário, seu anticristo foi escolhido como um ‘comentário’ sobre a degradação percebida da sociedade, tanto no nosso mundo como no ficcional. Como a indústria editorial corre  menos riscos, a originalidade está visivelmente diminuindo, enquanto grandes franquias e biografias de celebridades são implacavelmente empurrados para cima de nós ".

 "Quando o Anticristo vem cara a cara com o único personagem que pode encerrar o seu domínio, é difícil não sentir uma onda de amor pelos livros antigos que todos nós prezamos. As pessoas vão, talvez, estarão dispostas a interpretar isso como um ataque grosseiro ao popular Harry Potter, pintando-o como uma abominação do mal que corrompeu nossas crianças e anunciando uma sentença de morte da ficção para crianças, mas que é uma leitura superficial de uma série complexa que se deleita em significados com camadas e referências brincando em nossa imaginação ".
(Comentário adaptado)

As historias da “Liga Extraordinária” fazem diversas referencias a vários personagens clássicos da literatura, como Allan Quaterman, Capitão Nemo, Dorian Gray e outros personagens das épocas em que são ambientadas, porém, muitas das referencias ainda estão protegidas por direitos autoriais.

Capa da Edição LoEG:2009

No Brasil, a última edição publicada foi o final da trilogia 1969, lançada três meses após o lançamento no Reino Unido e é possível que 2009 siga o mesmo caminho, a HQ terá 80 páginas.

Agora, como lançaram aquele filme adaptando a HQ, seria muito interessante em uma adaptação deste volume chamassem Daniel Radcliffe para o papel de capeta.
Quem pagaria para assistir?

fontes: Omelete, Jovem Nerd, guardian.co.uk, independent.co.uk

0 comentários:

Postar um comentário