terça-feira, 23 de julho de 2013

Doido comenta: O Homem de Aço

O tão falado reboot do Superman. 
Aquilo que todos os fãs queriam ver, um Superman que dá porrada, que luta. 
O filme que tenta salvar esse herói, com a produção de Christopher Nolan, que criou uma trilogia de sucesso para o outro ícone da DC Comics.



Será que ele realmente salvou o Homem de Aço?
Neste post vamos falar sobre o novo filme da DC Comics, que também é um preludio para a nova fase deles no cinema. O ponto de partida para um filme da Liga da Justiça.

Primeiro, não gaste seu dinheiro com o filme em 3D. Não tem nada de mais neste filme para se valer um ingresso de uma sessão 3D. Só fui ver em 3D por que:
1 - Não tinha sala 2D.
2 - Foi um ingresso grátis e outro, da Natália, pagou meia entrada e ainda tinha refil de pipoca. 
Então, saiu bem barato.

Cuidado com alguns spoilers.

O Homem de Aço (Man of Steel), filme de 2013 com direção de Zack Snyder e produção de Christopher Nolan, uma parceria da Warner Bros com a Legendary Pictures (a mesma que fez todos filmes da Trilogia Batman/Nolan e por acaso não esteve em Lanterna Verde), conta mais uma vez a historia do alien Kal El (interpretado quando adulto por Henry Cavil) que foi enviado para a terra por seus pais, Jor El (Russell Crowe) e Lara El (Ayelet Zurer) para escapar da eminente destruição de seu planeta, Krypton.
A chegar na Terra, é encontrado pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent (Kevin Costner e Diane Lane) que o cria com um filho.
Ele aprende sobre seus poderes, sobre a responsabilidade de usa-lós e sobre seu destino, que o transformará no maior herói da Terra, o Superman.

Como em muitos outros filmes, este começa com a tentativa de Jor El salvar seus lideres sobre a eminente destruição do planeta Krypton, mas, como sempre, é ignorado por todos.

Neste momento, o líder militar do planeta, General Zod (Michael Shannon) invade a sala do conselho kryptoniano e declarando que agora ele irá salvar o povo de krypton da destruição do planeta e pede que Jor El o ajude, mas o cientista acredita que o que levou a planeta a destruição foram as atitudes dos kryptonianos e não deseja salvar estas pessoas, a esperança dele é salvar aquilo que Krypton tinha de melhor. Esta fé fez com que ele quebrasse as leis de seu povo.

Aqui temos algumas mudanças bacanas nunca exploradas nos filmes do Super, mas já usadas nos quadrinhos.

Em Krypton as crianças nascem programadas com um destinos. Como formigas. Soldados, cientistas, trabalhadores, qualquer coisa. Tudo definido antes do nascimento.
Jor El faz com que Kal nasça diferente, sem um destino programado. livre para ser o que ele quiser. E é isso que Jor El quer salvar de Krypton.

Ele também rouba um dispositivo chamado de Códex, e o envia para Terra junto com Kal, que guarda a informação genética de todos kryptonianos. Um tipo de DNA de todo planeta que irá viver com seu filho.

Quando a rebelião de Zod falha e ele e todos seus aliados são presos na Zona Fantasma, o bebê Kal El já esta a caminho de seu novo lar.

O planeta explode e Zod e os outros são libertados de sua prisão. Então ele decide que irá atrás de Kal e recuperar o códex, criando assim um novo planeta Krypton.

Na Terra, Clark Kent vive mudando de identidade, trabalhando em diversos lugares, sendo forçado a mudar de lugar a cada vez que salva as pessoas em perigo usando seus poderes mesmo que isso coloquem em risco sua própria liberdade.

Estas cenas são cortadas por flashbacks que mostram o pequeno Clark ouvindo seu pai humano falar sobre a importância de que ele deve se esconder, até que ele esteja pronto para se revelar ao mundo. A importância de escolher quem ele será. A descoberta de seus poderes, o controle de não usá-los em momentos de raiva. E decisões importantes como salvar ou não salvar as pessoas.
Algo que Jonathan acreditava e deu a sua vida por isso.

Buscando respostas sobre quem é e de onde veio, Clark vai para o ártico trabalhar em uma expedição para desenterrar um estranho objeto encontrado em uma geleira com mais de 22 mil anos. 
Clark ativa a nave, salva Lois e a coloca para fora da nave antes de ir embora com ela.

Clark conversa com uma inteligencia artificial que está carregada com a consciência de seu pai que explica o que aconteceu com Krypton e Lois investiga o rapaz dentro da nave e as historias sobre um misterioso salvador em diversos pontos do país.

Pela primeira vez, Lois descobre que Clark é o Superman antes dele ser o Superman.

Clark desenvolve seus poderes com a ajuda de seu pai. Inclusive mostra ele pulando grandes distancias antes de aprender a voar (que é exatamente o que o Superman fazia nas primeiras HQ's).

A partir deste ponto, o filme começa a ser um filme de super herói. Começa a ação, começa realmente o Superman.

O "Homem de Aço" é um ótimo filme de origem. Mas, eu ainda não acho que é o filme que faz jus ao Superman.
Toda a parte de Krypton é muito boa, diversos easter eggs que os fãs do Super conseguem ver e pensar "poxa o cara realmente se esforçou para fazer esse filme" são muito legais.
A Lua de Krypton quebrada é algo que só os fãs sabem o motivo.


Wegthor, uma das duas luas de Krypton, Nos quadrinhos, o cientista Jar-Ux acidentalmente disparou uma ogiva nuclear em Wegthor, destruindo a lua e sendo o primeiro kryptoniano eternamente condenado à Zona Fantasma.
Ou o simbolo da Wayne Enterprises no satélite que é atingido por Zod e Superman.



São coisas que vão moldando esse mundo. Tornando ele mais denso. Coisa que até o momento não tinha acontecido em um filme do Superman.

Por outro lado, Krypton agora realmente parece um mundo alienigina. Diferente de outros filmes, agora vemos animais de Krypton, a tecnologia, as roupas e costumes. Tudo parece mais alien do que apenas humanos com tecnologia avançada ou apenas roupas coloridas e luzes piscantes.

Superman aderiu a roupa de "textura de bola de basquete" que começou em "Homem-Aranha", além das armaduras kryptonianas que são hiper detalhadas faz o filme merecer um destaque ao figurino.

Isso tudo torna o filme muito bom. Não há dúvidas que Man of Steel é um filme de ação sensacional.

Mas, para mim, ainda não é o Superman. Ainda falta alguma coisa para ser o Superman que pode liderar uma Liga da Justiça. E talvez seja exatamente isso que eles querem. 
Moldar o Superman para que ele se torne o ícone que ele é. A lenda.

Henry Cavill é um ótimo Superman, mas, talvez ainda não seja um Clark Kent que completa o Superman. 
Parte do disfarce é aquela personalidade banana do Clark, que faz com que as pessoas não associem o Superman ao Clark. 
Mas, ainda pode ser isso que querem, não fazer aquele Clark que estamos acostumados e sim o Clark desta nova leva de quadrinhos, do novos 52. Que é menos bundão.

A participação dos pais do Superman na criação do herói é muito bacana, por que dá a ele muita densidade. Ele não é o pilar da justiça, o escoteiro. Ele é um cara que de um lado dizem que ele é um deus e do outro que ele deve tomar cuidado com tudo e se esconder. E com base nisso tudo ele toma as decisões dele e isso vai moldando esse personagem.

Já sobre a parte da ação no filme não temos reclamação. A luta é intensa, porrada comendo para todo lado. Destruição em nível Dragon Ball Z. De fato, acho que é mais barato construir outra Metropolis do que reconstruir aquela.

Provavelmente, daí que virá o gancho para a aparição do Lex Luthor no próximo filme. Que já foi anunciado na Comic Con de San Diego como "Superman e Batman"


"Em todos os anos que virão, em todos os momentos mais íntimos, eu quero que você se lembre da minha mão em sua garganta. Eu quero que você se lembre do único homem que te derrotou".

Uma parceria entre a Wayne (que perdeu um satélite  e a Lex Corp para descobrir quem é o alien que causou aquele nível de destruição?
Ou o mesmo que foi feito nos Novos 52? Com Batman e os outros heróis se juntando para deter o alien, Superman? Só em 2015 iremos saber.

No final, O Homem de Aço é um filme de ação excelente, um filme de heróis muito bom, mas ainda não é um filme do Superman que faz jus ao herói que é o Superman.

Henry Cavill é um ótimo Super, mas ainda não é o Superman. Dá mesma forma que Christian Bale ainda não é o Batman, na minha opinião.

Mas, com certeza vale muito a pena ver o filme, em especial para preparar o terreno para um futuro Liga da Justiça.

0 comentários:

Postar um comentário