quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Doido Comenta - Pokémon Origins - Episódio 1

Pokémon é com certeza um dos jogos mais conhecidos do mundo, e com certeza é uma das franquias mais rentáveis da Nintendo. Este sucesso mundial criado em 1996 está para ganhar mais uma versão, Pokémon X e Y.


Para comemorar isso e resgatar os antigos fãs, foi lançada a animação Pokémon Origins. 

A nova série estreou ontem, dia 2/10, e terá quatro episódios apenas. Ela, diferente do anime regular, acompanhará o treinador Red e seu Charmander para completar a Pokedex (uma enciclopédia eletrônica que armazena as informações sobre todos os pokémons), a missão e o sonho do Professor Oak (aqui no Brasil Prof. Carvalho) para ele e seu eterno amigo e rival Green (no japão Blue).

Cada um escolhe um pokémon inicial entre três criaturinhas:
- O pokémon tipo planta, Bulbassauro;
- O pokémon tipo fogo, Charmander;
- O pokémon tipo água, Squirtle;

Ele começa sua jornada para conhecer o mundo de pokémon e conhecerá treinadores, enfrentará desafios e conhecerá vários e novos pokémons.

Ou seja, nada de muito diferente do que Ash tem feito até hoje.

Assisti por enquanto apenas o primeiro dos quatro episódios  você os encontra fácil  mas ainda sem legendas. Porém, dá para imaginar o que acontecerá daqui para frente, se você conhece o jogo antigo e o anime. Sabe quem ele irá enfrentar e como.


Então por que fazer esse novo anime contando uma historia conhecida?

A ideia é exatamente recordar suas origens, relembrar como começou e para quem não conhece, conhecer como tudo começou. Afinal, a historia do jogo é diferente do anime e o protagonista, Red,é diferente de Ash em alguns aspectos.

Estas diferenças deviam ser melhor exploradas, mas o anime (pelo menos o primeiro episodio) explora muito mais as semelhanças, já que todas aquelas informações que você já sabe estão lá novamente.

Você sabe que um pokémon de fogo é fraco para um pokémon de água. Você sabe que deve levar seus bichos no Centro pokémon quando ferido. Você sabe que não pode tentar capturar um pokémon de outro treinador.

E Red comete estes erros a todo tempo, uma coisa que podia ser suprimida para colocar conteúdos mais interessantes. Nós conhecemos como o mundo de pokémon funciona, não é preciso ter o personagem "orelha" (aquele que te ensina as regras do mundo enquanto ele mesmo aprende. Um exemplo é o Neo em Matrix).

Red também pega todos os bichos mais inúteis do mundo, como um Ratattas, Pidgeys, Sparrows, Metapods e qualquer coisa que aparece na frente dele ele tentava capturar, mas não sabe nada sobre eles.

Os pokémons não fazem mais aquele som que estamos acostumados. Eles não falam ou repetem seus nomes, agora eles grunem, rugem.

Ash saiu em sua jornada sabendo alguma coisa sobre os pokémons e como eles funcionam, quem vence quem e etc... Red não, ele está muito cru, tem apenas a mesma grande vontade de ser o melhor que Ash.

Enquanto Ash teve que lutar para conseguir a amizade de Pikachu, Red só entendeu que os pokémons não são ferramentas e sim amigos ao lutar contra o líder de ginásio de Pewter, Takeshi (aqui conhecido como Brock) e vencer este treinador com um golpe de sorte após usar todos pokémons que estavam no bolso.

Então, os episódios serão assim? Ele te mostrando tudo que você já sabe e quer ser uma homenagem aos jogadores antigos e aos primeiros games? Se for este o objetivo do anime então eles falharam.

E uma das maiores frustrações desta tentativa de resgate as origens é a aparição de um Mega Charizard (um novo estagio de evolução temporária dos pokémons disponível no novo game, Pokémon X e Y) em um anime que deveria ser uma celebração aos primeiros games.

"Poxa, não me lembro de ter usado uma megastone para derrotar um Mewtwo."

Não é origem é só uma tentativa de atrair os fãs antigos e tentar vender os novos jogos? A Nintendo não precisa fazer isso. Os fãs antigos ainda amam pokémon, não precisa distorcer nossas lembranças.

Isso torna o anime ruim? Não de forma alguma. É divertido, é Pokémon. É legal. Então, não assistam procurando novidades, não tem.
Não assista esperando ver o lendário Red que derrotou a Equipe Rocket sozinho, venceu a Liga Pokémon, capturou o Mewtwo, não abandona seus melhores pokémons e não tem um Pikachu level 700 e ainda perde para novatos. Red é tão tonto quanto Ash e irá demorar muito até ele convencer alguém de que ele é o Mestre Pokémon.

Assista, mas, saiba que por enquanto você está revendo todo o anime de Pokémon, a única coisa que muda por enquanto é o nome do protagonista.

0 comentários:

Postar um comentário