sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Doido Comenta: Turma da Mônica Jovem 50 – O Casamento do Século


Faz tempo desde o último Doido Comenta. Também por pura preguiça...
Enfim, este Doido Comenta é especial por que dois amigos de infância vão casar, ou já casaram depende do seu referencia de tempo, quando você está lendo isso, de qual linha do tempo espaço você veio....

Enfim, dois amigos de infância que não cresceram comigo, por que hoje eles ainda são pequenos e já são grandes.

São os amigos Cebolácio Menezes da Silva Júnior e Mônica Fernandes de Sousa*.

Ou, para os íntimos, Mônica e Cebolinha.


A edição n° 50 de Turma da Mônica Jovem (Panini Comics, 132 páginas, R$ 7,50), lançada em 27 de setembro, mostra o casamento deles. Após a edição 34, que mostrou o primeiro beijo (sem contar aqueles inúmeros beijos acidentais ou não de quando eram crianças) o namoro evoluiu e chegou ao altar.

Para quem não leu Turma da Mônica jovem n° 50, daqui pra frente SPOILERS (não diga que não foi avisado).


Se você veio até aqui foi por sua conta e risco.

Como eu já suspeitava o casamento não faz parte da cronologia atual do mangá (que eu particularmente não acho que é um mangá, traços de mangá, parece mais um gibi da Tina, mas, é minha opinião) e sim é um evento que é mostrado por dois anjos, Theo, o cupido, e Ângelo (ou Anjinho pra quem o conhece desde pequeno), que chegam fazendo uma grande referência e brincadeira com Homens de Preto, através de um notebook celestial, para verem como será o futuro deles.

Mônica está com ciúmes da amiga de Cebola, Irene, e estão brigando, quando Theo e Ângelo chegam, paralisam o tempo e começam a discutir sobre o relacionamento de Mônica e Cebola, já que Theo, o cupido, foi o responsável pelo amor dos dois.
A partir daí começa mostrando o pedido de casamento em um restaurante (um easter egg com a primeira tirinha de Mônica e Cebolinha), a confusão causada pelo garçom, Cascão entregando, mais uma vez, o plano do Cebolinha com sua boca grande e Cascuda ferrando tudo de uma vez.

Cabe dizer que a Mônica está muito bonita neste ponto do gibi. Capricharam mesmo.

Os anjos avançam no tempo e já pula para os preparativos, Magali, Denise, Cascuda, Marina e Carminha que chegaram para ajudar com os preparativos, mas acabam mais estressando a Mônica que ajudando efetivamente.
Do outro lado, Cebola não consegue dar um nó na gravada (apesar dos anos de nós na orelha do Sansão) e Maria Cebolinha revelando que tem um namorado, para desespero do irmão.

Novo corte para Cebola e Cascão se perdendo no caminho para igreja, carro quebrando e depois de alguns problemas, novo avanço e finalmente Igreja.
A cerimonia é muito bem ilustrada, com direito a todos os personagens, desde a TMJ n°1 até agora, alguns de outras turmas como Rei Leonino, Piteco, Penadinho (exceto o Chico Bento! Sacanagem!).

Novo avanço no tempo e mostra o primeiro dia após o casamento, a rotina do casal se desenvolvendo, um filho do Cascão que adora água (para desespero do pai), uma cena de ciúmes da Mônica achando que está sendo traída (graças a boca grande do Cascão, outra vez) e no fim, a descoberta que Mônica está gravida.
No fim, o eterno personagem secundário Xaveco aparece e os anjos precisam parar com a transmissão do futuro dos dois e usam um neuralizador (aquele do MIB) em forma de seta para apagar a memoria do Xaveco.

Eles descongelam o tempo e a briga acaba com uma declaração de amor do Cebola. Todo mundo vai ao cinema junto, Mônica e Irene fazem as pazes e a vida continua bem no Bairro do Limoeiro.

A última cena que mostra do futuro é Cebola e Mônica bem velhinhos e felizes, mas, infelizmente ninguém irá se lembrar disso por que Theo terá de apagar nossas memorias com o neuralizador dele.

Fim dos Spoilers.

Agora o Doido comenta:

Disse que já sabia que o casamento não seria no presente por quê? Por que dava para ver na cara deles que eles estavam mais velhos, principalmente o Cebola.

Segundo: Por mais que o Mauricio tenha dito que irá fazer coisas novas com TMJ, debater temas adolescentes, um casamento em HQ geralmente derruba vendas (vejam quantas vezes o Homem-Aranha casou e descasou, o Superman não é mais casado), afinal os personagens ficam restritos em tramas que envolvem triângulos amorosos, novos namorados, ciúmes e etc...

Por outro lado, um casamento de adolescentes seria uma historia muito legal, afinal, mostraria como eles fariam de tudo para ficar junto, contrariando os pais, seria um debate, algo para os leitores pensar, talvez até um motivo para os pais da Mônica tentarem mandar ela estudar fora para afastar ela do Cebola (o que daria abertura para edições sem a Mônica e com um Cebola mais triste bolando um jeito de ir atrás dela, tendo que trabalhar e juntar dinheiro, problemas com emprego que muito adolescente enfrenta e por outro lado abriria espaço para personagens completamente novos).

No final ou eles perceberiam que não podem casar por impulso, que são muito jovens ou casariam mesmo com seus 16 anos passando por cima de tudo e todos, mostrariam que o amor é maior que tudo e teriam a aceitação dos pais.

Daria muito mais discussão e debate no mangá do que uma historia que aparentemente propagandeou uma noticia bombástica para vender mais gibi. E no fundo, todos sabem que a Mônica e o Cebolinha ficariam juntos em algum final (se é que TM ou TMJ terão um final).


Mas, isso não impediu de ser uma edição muito legal e que vale muito a pena ser lida por quem gosta de TM. Ao contrario de muitas criticas que ouço de TMJ, não acho que este mangá seja um “estupro a infância”. É outro produto, é outra Turma da Mônica.
 A Mônica gordinha, baixinha e dentuça vai estar sempre lá, sempre divertida. Este TMJ é pra outro público, não para mim que li TM desde pequeno. É pra molecada de agora, e a Turma vai crescer com eles também.

O Mauricio de Sousa  já anunciou  que esta estudando a possibilidade de uma Turma da Mônica Adulta, com os filhos deles, HQs para quem já não é mais da idade da TMJ. Como eu.
No final, TMJ n° 50 é um gibi bem bacana, leitura divertida e quem sempre gostou da Turma não pode perder.

 Publicada pela Panini Comics, tem 132 páginas e um pôster. Custa R$ 7,50.

*P.S: Não sei se o nome da Mônica completo é aqueles mesmo, apenas peguei a referencia do nome da mãe e do pai (que podem ser vistos na Wikipedia) e montei o nome.

Já o do Cebolinha é revelado na edição 48 de Turma da Mônica Jovem que o nome verdadeiro dele é Cebolácio Menezes da Silva Júnior.

P.S 2: Será que um dia o Mauricio de Sousa verá o meu desenho?

0 comentários:

Postar um comentário